Bloqueio criativo: como é e como se livrar dele


É verdade que na vida de escritor você sempre vai se deparar com períodos de abundância e, também, com muitos períodos de escassez. Existem épocas nas quais páginas e páginas fluem em poucas horas, mas, infelizmente, também existem épocas nas quais você não consegue escrever uma frase sequer. Isso pode causar tristeza, agonia e desesperança.

Falo por experiência: sempre que tenho um bloqueio me sinto inútil, acho que minha carreira nunca vai deslanchar e que todo o meu esforço é para nada porque "que tipo de escritora não consegue escrever?".

Como diferenciar um bloqueio criativo de preguiça ou cansaço?

As características principais de um bloqueio criativo são: vontade de escrever/ler que morre assim que você abre um livro ou pega o computador/papel e caneta. Sua imaginação também fica mais chata, você encara a realidade como ela é e não imagina que poderia ser diferente (o que pode ser muito desesperador). Além disso, o bloqueio também faz com que você não queira focar em nada criativo: filmes, séries, livros, pessoas que têm muitas ideias, etc.
Então se você está passando por esse combo de situações, sinto dizer, mas você está com um bloqueio criativo.

Ele pode durar dias, semanas, meses e até anos. Pode te fazer desistir de ser escritor e, dependendo da sua saúde mental, pode te jogar em uma situação ruim e difícil de se livrar.

Então como se livrar de um bloqueio criativo?

As melhores técnicas que eu encontrei para me livrar de um bloqueio criativo foram:

1. Ouvir música de vídeo-game
É comprovado que música de vídeo-game é criada para melhorar o foco e a atenção de quem está jogando. No Spotify mesmo você pode encontrar playlists para focar feitas inteiramente de músicas de jogos. A que eu conheço se chama Field Music e reúne músicas de filmes e jogos. Tem uma que também é desse tipo, mas reúne músicas que são mais estimulantes, se chama Boss Fight. Eu uso essa para me concentrar pra escrever trabalhos com prazo próximo, por exemplo.

2. Usar o Pinterest
O Pinterest é uma rede social de pessoas criativas e os posts lá mostram diferentes formas de fazer as coisas, fotos de ângulos bonitos e etc. Isso vai ser o empurrãozinho que a sua mente precisa para quebrar o bloqueio.

3. Ideias-gatilho (writing prompts)
Como funciona uma ideia-gatilho: são algumas linhas ou características feitas para te inspirar e fazer com que você escreva. A maioria dos que eu conheço, estão em inglês, mas caso você não saiba entenda essa língua, pode jogar direto no Google Tradutor que dá certo. Tem alguns na minha pasta do Pinterest que eu achei muito interessantes.

Essas são as técnicas que funcionam DEMAIS para mim. Se souber de mais alguma, pode me contar!

Comentários