[Resenha] A Maldição da Residência Hill


Há alguns anos eu tenho criado a tradição de fazer maratona de filmes de Halloween durante todo o mês de outubro. Eu assisto Abracadabra, Goosebumps, A entidade e Atividade Paranormal, por exemplo. Esse ano, a Netflix presenteou minha maratona com uma série incrível: A Maldição da Residência Hill!
A série é um dos melhores trabalhos de terror que eu já vi, e olha que foram muitos. Ela tem 10 episódios de aproximadamente 1h e fala sobre uma família que se desmantelou após morar na Residência Hill. Muitos mistérios envolvem o passado da família e, um deles, é a mulher do pescoço torto. Nellie, a caçula da família ao lado de Luke, seu irmão gêmeo, afirma ver essa mulher desde a primeira noite que passa na Residência Hill. Sua família atribui essas visões à imaginação fértil da criança e a ignoram até não poder mais.

Eventualmente, uma série de acontecimentos leva o pai a fugir da casa com os cinco filhos e deixar a mãe para trás. Ele volta para buscá-la, mas ela já havia se suicidado na casa antes que ele voltasse. A partir daí, as crianças crescem e desenvolvem diversos problemas, os quais só são obrigadas enfrentar outra vez após quase trinta anos se passarem.

O melhor do filme é que a história não se resume apenas ao terror: ela foi pensada e trabalhada de forma brilhante. Cada personagem tem um arco bem construído e que realmente evolui, além do arco geral da família. No decorrer da série vemos que a família é como qualquer outra, com problemas, intrigas e dificuldades. É notável também que as crianças foram bastante marcadas pelos acontecimentos na casa, o que se reflete, principalmente, nas suas escolhas da vida adulta.

Eu assisti aos 10 episódios em um dia e, devo confessar, tive pesadelos durante as duas noites seguintes. Eu preciso reforçar que realmente não costumo ficar com medo de trabalhos de terror, geralmente me assusto durante a leitura ou enquanto assisto, mas depois, vida que segue. Essa série me fez ficar repassando as cenas na cabeça, ficar refletindo sobre a vida e os seus personagens a ponto de sonhar com eles e viver algumas das cenas dentro dos meus sonhos.

Finalmente, a nota é: 5/5. Queria poder dar uma nota maior, mas como não posso, vou adicionar uma menção honrosa. A Maldição da Residência Hill é um trabalho de gênio e um exemplo a ser seguido por produtores do gênero.

Comentários