#Opinião: Livro Físico ou Livro Digital?


Como tudo na vida, nada é igual para todo mundo. Mas eu gostaria de contar um pouco sobre a minha experiência com livros físicos e e-books. Então, aqui vai:

Existe um mito no mundo literário (que felizmente vem perdendo credores com o tempo) de que e-books não são livros digitais. Eu, como criança leitora, não tive muito acesso à livros digitais porque quando comecei a ler, a maioria deles era PDF pirateado e eu nunca tive talento para pirataria - falando sério, eu não conseguiria baixar filme por torrent nem se a vida da minha mãe dependesse disso. Então cresci acreditando (mesmo inconscientemente) que livros digitais não eram livros de verdade.

Isso mudou quando eu entrei na faculdade e minhas cargas de leitura obrigatória e de coisas para fazer aumentaram drasticamente, me deixando sem tempo nenhum para ler. E eu estava ficando triste com isso. Eu tentava ler, juro. Mas lendo antes de dormir eu só conseguia babar meus livros e durante o dia não dava para carregar o que eu estava lendo porque a mochila já pesava demais. Foi aí que eu lembrei que no ensino médio eu costumava ler pelo Wattpad e que foi a época que eu mais li na minha vida. E, então, percebi que eu poderia, sim, me adaptar aos e-books.
Comecei lendo pelo app Kindle, da Amazon. Nós nos demos muito bem, e eu resolvi investir num aparelho Kindle. Foi quando eu consegui voltar a ler com mais frequência, porque podia levar o Kindle comigo para todos os lugares e ele não pesava. Ele é, inclusive, mais leve que meu celular.

Bom, para resumir: resistir aos livros digitais só atrasou as minhas leituras. Sei que alguns podem não se adaptar, mas para mim, foi a melhor coisa que aconteceu. É óbvio que eu ainda amo o cheirinho de livro novo e adoro ter a estante cheia, mas se eu depender só disso para ler, vou ter contato com muito menos histórias do que se eu ler e-books. Simplesmente porque livros físicos pesam ou são esquecidos na mesinha de cabeceira.

Sendo assim, com o coração pesado, meu voto fica com os livros digitais, pela praticidade.

Comentários