5 motivos para ler quando você quiser sumir

 A leitura é uma das poucas coisas que eu trago do berço. Minha mãe conta que já com mais ou menos dois anos de idade eu pegava folhetos e contava historinhas (inventadas). Eu ficava ansiosa para comprar meus livros paradidáticos da escola e lia todos antes mesmo do início das aulas. Com seis anos, entrei de cabeça no universo da magia lendo Harry Potter. Me tornei escritora porque queria ler livros com enredos específicos e que eu não encontrava nas livrarias. 

E então, aos doze anos, conheci uma visão diferente da minha leitura da realidade: a versão da depressão. Eu abandonei muitas coisas nesse período e até hoje tento recuperá-las, mas a leitura não foi uma delas. Mergulhei em livros, fanfics, qualquer coisa que me tirasse da minha realidade. Hoje eu vejo que foi bom ter esse escape, porque sei que mesmo com ele, eu ainda me voltei para formas mais perigosas de lidar com os problemas. 

Hoje não é um dia especial, mas eu percebi que já comemoro seis anos em remissão da depressão. Isso não significa que ela foi embora, mas, sim, que, dentro de mim, tem mais eu do que ela. 

Então, na tentativa de ajudar outras pessoas a terem jornadas mais tranquilas que a minha, deixo aqui cinco motivos para ler quando você não aguentar mais e quiser desaparecer.

1. Lendo você realmente pode fugir da sua realidade por alguns momentos;

2. Você pode preencher o buraco que sente no peito com seus personagens preferidos;

3. Ler é relaxante e pode ajudar a te acalmar;

4. Você pode chorar de soluçar e culpar o livro;

5.  Se estiver debaixo de um cobertor, você pode, sim, sumir temporariamente ♡

Se precisar desaparecer, leia.


Caso você se sinta mal o tempo todo, esteja chorando fácil, não consiga sair da cama, esteja comendo muito pouco ou demais, pense em sumir e não aguente mais a realidade, procure ajuda. Você não está só.


Comentários

  1. Sempre amei ler, mas nem isso consigo mais... O que era para ser um escape, acabou ficando estressante, apesar de tudo. Tem 3 anos que estou em acompanhamento psicológico e 1 ano com acompanhamento psiquiátrico também. Parei de piorar e a melhora tem sido muito ínfima. Me sinto me perdendo de mim mesma... A leitura sempre foi importante para mim. Assim como desenhar, cozinhar, escrever. Mas só sinto um vazio dentro de mim. Queria recuperar eu mesma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário