Journaling e seus benefícios

De um tempo para cá, os bullet journals se tornaram os queridinhos dos usuários de internet. No Instagram e no Pinterest, principalmente, é possível encontrar diversas ideias e métodos de organização desses caderninho. Mas, afinal, o que é um bullet journal?

O bullet journal é um caderno onde a pessoa pode registrar seus dias, se organizar e se divertir. É um diário de formato livre, uma forma divertida de guardar lembretes, memórias e de acompanhar seu desempenho em muitas coisas.
Ano passado eu resolvi testar um bullet journal. Usei ele para anotar lembretes, ideias de livros e posts, acompanhar minha assiduidade na faculdade, criar e cumprir metas.

E como ele me beneficiou?

Eu comecei a perceber os benefícios logo ao fim do primeiro mês. Eu tinha feito uma tabelinha para anotar quando eu fazia certas coisas, como, por exemplo, beber 2l de água ou passar 1 dia inteiro sem beber refrigerante.

No fim do mês, eu percebi quais coisas da lista eu tinha mais dificuldade de fazer (no caso, era dormir antes de 23h e organizar meu quarto). E, sabendo da dificuldade, passei a me esforçar mais para atender esses itens e, no fim das contas, fui criando um hábito.

Bom, esse foi o principal benefício que eu vi durante o ano passado. Mas o maior, veio no fim do ano.

2018 foi um ano difícil e eu terminei ele sentindo que tinha sido um lixo. Mas meu bullet journal me mostrou que, na verdade, não. Durante o ano, eu pintei pixels que representavam meu humor naqueles dias. No dia 31 de dezembro, quando eu estava achando que meu ano tinha sido só coisa ruim, peguei meu quadrinho de pixels e contei quantos dias ruins eu havia tido.

Na verdade, meu ano tinha sido majoritariamente bom.
Além disso, eu pude ver mais claramente os períodos que eram mais difíceis para mim e os que eu estava mais tranquila. Vi a diferença que o início da terapia fez no meu humor.

Ver tudo isso foi uma coisa que me ajudou muito a ver meu progresso pessoal. Isso me ajudou psicologicamente a pensar que meu ano não tinha sido ruim.

Enfim, em resumo, o benefício que o bullet journal trouxe para mim foi o autoconhecimento. Me ajudou a manter a calma e a identificar quando eu era mais forte e quando eu era mais fraca, e isso me ajudou muito a me preparar para 2019.

Comentários