Ler rápido é bom ou ruim?

Este post vai ser curto, pois irei direto à resposta: ler rápido é bom. Não é algo que torne ninguém melhor que ninguém, mas é uma vantagem. Ajuda, não apenas, a ler mais livros por lazer, mas, também, na vida acadêmica. No entanto, não basta ler rápido. É preciso ler com fluidez, digamos. Não adianta ler 100 páginas por hora se o conteúdo não for compreendido.

Por isso, vou dar a resposta completa agora: ler rápido é bom se você for treinado para isso. A capacidade de absorver conteúdos mais rápido vem com o tempo, com treino. Então para ler rápido, você precisa começar a ler devagar. Minha dica é: comece lendo no seu ritmo normal. Veja quantas páginas você consegue ler em 1h, por exemplo. Depois de um tempo lendo nesse ritmo, se desafie, tente ler mais 5 páginas no mesmo período de tempo, e assim vá aumentando. Com o tempo, seu ritmo de leitura vai aumentar e você passará a ler mais rápido. 

Dito isto, você não é obrigado a ler rápido. Minha opinião pessoal é de que ler rápido facilita minha vida e me dá alguma vantagem. No entanto, conheço pessoas que leem devagar, mas que, como se organizam já sabendo que leem em um certo ritmo, terminam suas leituras mais rápido que eu, até. Inclusive, é algo que quero pontuar aqui: eu leio rápido e isso me atrapalha pois eu simplesmente penso "Ok, 15 páginas? Leio depois". Com isso, vou procrastinando todas as minhas leituras e acabo com tudo acumulado (e lendo, desesperada, artigos 15 minutos antes da prova).

Então é bom refletir: vale a pena ler rápido? É tão vantajoso assim? 

Comentários