Como melhorar seu livro? Dica #1


Uma das grandes dúvidas que um escritor pode ter após escrever o primeiro rascunho do seu livro é "Como melhorá-lo?". Eu mesma, durante muito tempo, achava que nunca conseguiria fazer o rascunho evoluir porque "ele era o que eu havia pensado e eu não conseguiria mudar isso, porque continuo pensando da mesma forma".

Continuei com essa ideia, insistindo em tentar mudar aquele primeiro rascunho (e me autossabotando com os pensamentos no processo) até que, um dia, esbarrei em um post no Pinterest que foi como um raio de sol depois da tempestade.
A dica era simples: reescreva do zero.

É assustador e até desanima a gente, mas eu testei e funciona. Depois que você já jogou todas as suas ideias no papel, é mais fácil organizá-las se começar a escrever do início outra vez. Você já sabe o que acontece e consegue fazer algo completamente diferente com o mesmo conteúdo.

O melhor método para reescrever e manter a história fiel aos acontecimentos do primeiro rascunho (se você não quiser mudar o que acontece, é claro) é usar dois documentos, lado a lado. É como fazer uma paráfrase, ou até uma releitura, do seu próprio trabalho.

Depois disso, a minha vida de escritora mudou. Não digo que faço isso sempre, mas toda vez que estou insatisfeita com o resultado de um primeiro rascunho ou terceira revisão, faço isso. Ainda não me decepcionei!

Comentários