Por que sou escritora?


Há quem diga que não é possível se tornar escritor: ou você nasce sendo um, ou não. Eu discordo.

Como toda profissão, você aprende a exercê-la. Admito, no entanto, que ser escritor requer um pouco mais do que outras profissões. Serei sincera, é uma profissão desvalorizada que dá muito mais trabalho que retorno. Requer esforço acima da média, perseverança, fé no seu trabalho, confiança e autoestima. As pessoas que a exercem, costumam fazê-lo mais por amor que por dinheiro. Porque, sério, não dá dinheiro.

Nosso público é muito reduzido e geralmente, pelos custos que temos com a produção e preparação do material, muito mal recebemos 15% do preço pelo qual o livro é vendido. É uma realidade triste e desmotivadora, mas que nós encaramos todos os dias. Afinal, é o emprego dos sonhos, certo?

Para alguém como eu, que viveu mais nas páginas do que na vida real, ganhar a vida escrevendo livros e pessoas é, de fato, o emprego dos sonhos.

Então aqui vão os meus motivos para ser escritora:

1. Eu amo histórias e estórias. Melhor ainda se forem misturadas. Para mim não tem nada melhor do que ver a realidade um pouquinho diferente, seja melhor ou pior. Eu sou apaixonada por coisas que poderiam ter acontecido, possibilidades que surgem no nosso dia-a-dia com a ficção. E poder criar essas possibilidades é incrível.

2. Escrever me dá prazer. Eu tenho muita dificuldade fazendo coisas que não me agradam (acho que todos sentem isso, né?). Eu não aguento. Desisto logo no início. E escrever me dá muito prazer e felicidade. É uma atividade que pratico desde os dez anos, com frequência, e nunca me entediei.

3. Livros são minha forma de viagem mais frequente e a mais acessível, também. Quem me acompanha em qualquer rede social sabe que eu sou apaixonada por viagens e por conhecer lugares novos (hábito e paixão sempre incentivadas pela minha família, que viaja muito). Escrever e, principalmente, ler são a forma mais fácil que eu encontrei de fugir de casa e da minha rotina.

4. Eu gosto de saber o que as pessoas pensam. É, eu sou assim. Se pudesse escolher um único superpoder para ter, seria ler mentes. E que forma melhor para saber o que as pessoas pensam do que criar pessoas e colocar pensamentos nas cabeças delas, né? (Espero não ser taxada de louca agora, rs)
Esses são os motivos principais que me motivam a ser escritora. Eu nem cheguei a mencionar que não consigo passar um dia sem escrever algo né? 

Mas e você? O que te motiva a ser quem você é?


Comentários