Todo mundo julga o livro pela capa: descubra o motivo


Mesmo com a máxima "Não julgue um livro pela capa" que ronda nossas consciências em todo lugar, tem uma coisa que sabemos: todo mundo julga o livro pela capa (Ah vai, pode não ser todo mundo, mas a grande maioria se interessa por capas mais bonitas). E não falo apenas das relações interpessoais, isso acontece (muito) com livros também.

O principal fator que causa esse julgamento, é o visual. Se você possui uma capa elaborada, atraente ao olhar, com as fontes bem pensadas e imagens que digam algo significativo sobre a história, naturalmente você se interessará mais por ela. Vou usar como exemplo essas duas capas do meu conto "Querido Otário", que esteve disponível no Wattpad e hoje faz parte do livro Amor de Estações, no Kindle.

A capa da esquerda é apenas uma foto com o título do conto. Ela foi feita em dois minutos e não diz nada sobre a história. A foto poderia ter sido usada em qualquer livro de romance e era só mudar o título. A fonte também não é atraente, é apenas a Times Neue Roman com quem todos estão acostumados no Word.

Já a capa da direita, demorou mais a ser pensada, passei aproximadamente quatro horas escolhendo ilustrações e testando várias opções de disposição das informações. Percebe-se que as ilustrações foram organizadas com cuidado e as fontes, escolhidas a dedo. Ela torna o livro especial e diferente. Possui uma barraca e árvores, o que já induz o leitor/comprador a entender que se passa em um acampamento. Ela ressalta um detalhe da história.

 

Note que ambas foram criadas no Canva e por mim, mas a qualidade de uma é claramente superior à outra.

Além disso, se essas duas capas estivessem expostas em uma livraria, eu aposto que a maioria dos leitores se interessaria pela da direita, que parece mais profissional. Uma capa mais profissional induz o leitor a dar mais crédito ao livro, A acreditar que ele é bom, pois qualidade atrai qualidade. Digo isso como leitora e consumidora de livros, não como escritora nem designer.

Por esses motivos, é tão importante dar a devida atenção ao projeto gráfico de sua capa, e entregá-la nas mãos de profissionais competentes. A capa pode definir o quanto seu livro vai vender.

Um bom exemplo meu de "capa-isca" é o livro Charlotte Street, do Danny Wallace. É um romance que não agradou muita gente (não foram poucas as pessoas que eu vi reclamando da trama), mas que foi vendido por causa da capa. Eu caí nessa como um patinho. É uma capa bonita, com o Big Ben e tudo, mas a história não me agradou nem um pouco.

Um dia eu espero conseguir reler e achar interessante, mas a sensação de ser enganada (eu sei que parece dramático, mas essa é a frustração), me faz não querer comprar livros do Danny Wallace nunca mais, mesmo que ele tenha algum que seja reconhecidamente bom.

Essa é a diferença que uma boa capa pode fazer.

Comentários