Divulgação para escritores: Como fazer seu livro vender mais


Meu livro foi publicado, e agora? O que preciso fazer para que ele venda? Deixo tudo nas mãos da editora? Invisto em marketing? Deixo a qualidade da história vender sozinha?

Depois de conseguir a publicação de um original, nós, autores, tendemos a querer acreditar que nosso trabalho está terminado. Infelizmente, não é assim que funciona. Mesmo publicado por uma editora, o autor precisa divulgar o próprio trabalho.

Quais as vantagens de divulgar o próprio trabalho?

1. A editora vê que você está se esforçando para vender o trabalho de vocês dois

Isso te dá alguns pontos a mais em relação a autores que só deixaram a vida levar. E esses pontos podem influenciar em quem vai ser indicado para uma entrevista, por exemplo.

2. Os leitores gostam de ver autores falarem dos próprios livros

Eles gostam de saber curiosidades e detalhes do livro que possam ter passado despercebidos. E têm tendência a comprar livros de autores com os quais eles podem ter uma conexão direta. Cada vez mais o leitor quer um autor acessível. A era dos autores que não se misturam com o público acabou há muito tempo.

3. Divulgar seu livro cria público fiel

Quando o autor ou autora divulga seu trabalho, se o fizer corretamente, estará cultivando um público que pode manter até mesmo para seus próximos livros. E um público fiel é tudo que um escritor sonha porque significa feedback, interação, divulgação e vendas/acessos.

Mas como e onde divulgar?

Com o tempo e pesquisa (e muitos erros), descobri algumas formas ótimas de divulgação. Aqui elas estarão listadas da melhor para a pior:

1º Instagram
Eu sei, parece estranho que a rede social usada só para fotografias seja o melhor jeito de divulgar seu livro. Mas é a verdade. As fotos lindas postadas lá, conquistam o leitor pelos olhos (por que todo mundo julga o livro pela capa), e fazem com que ele queira seu livro. Além disso, a rede social está borbulhando com bookstagrammers.

Bookstagrammers são blogueiros literários que se estabeleceram no Instagram. E as contas deles são um colírio para os olhos de leitores, as fotos são lindas. (Eu mesma consigo passar horas e horas olhando as fotos)

2º Parcerias

Sim, você precisa delas. As parcerias são sua conexão com públicos que você não conseguiria atingir sozinho. Se até as editoras já investem nisso, porque você deixaria passar? Uma boa parceria te rende muitos novos leitores e seguidores! E você pode fazer parcerias com booktubers, bookstagrammers, blogueiros tradicionais, páginas no Facebook e muito mais.

3º "Amostra grátis"

Essa é a famosa degustação. Consiste em disponibilizar uma parte do livro para leitura gratuita, como uma forma de dar um gostinho aos leitores e fazer com que eles queiram comprar o seu trabalho.

Outra forma de dar uma amostra grátis do seu trabalho para leitores, é manter um blog (é uma estratégia adotada por mim, inclusive). Nele você pode escolher fazer resenhas de livros que você lê, escolher outro nicho (cuidados com a casa ou beleza) ou dar detalhes e curiosidades sobre seus trabalhos literários. Ele é um ótimo canal de conexão com leitores e outros escritores.

4º Facebook

O Facebook já foi melhor para divulgação, mas há algum tempo já não é tão útil assim. Isso já foi reconhecido pela própria empresa Facebook, e se deve ao algoritmo que eles usam para determinar o que aparece para cada usuário. Ainda assim, existe possibilidade de divulgação lá:

- Participar de grupos de leitores
Note que eu digo "participar" e "leitores". Não adianta divulgar seu trabalho para outros escritores. Dificilmente eles vão te ajudar a divulgar seu trabalho, e não é por mal, mas eles precisam divulgar os próprios trabalhos. Outra coisa que não adianta é querer só chegar e postar uma divulgação do seu livro e não interagir com as pessoas do grupo em outros posts.

- Fanpage
Criando sua página no Facebook, você consegue atingir talvez mais pessoas distantes de você, além de monitorar quantas visitas tem, quantas interações e etc. É bom para manter um público.

Uma opção bônus (não coloquei nas melhores porque cu$ta um pouco), é promover publicações e pagar por divulgação de blogs.

Promover publicações no Instagram e no Facebook é relativamente fácil, só precisa de atenção e disposição para montar o post perfeito para promover. Caso precise de ajuda, eu sou Analista de Mídias Sociais e posso te ajudar com isso ;)

Você também pode pesquisar que blogs, booktubers e bookstagrammers trabalhem assim (geralmente eles têm públicos ENORMES) e investir.

Comentários