Publicação independente: descubra como publicar sem ter editora


Acredita no seu potencial e não quer perder tempo ou dinheiro procurando uma editora? Então parabéns, você encontrou a solução: publicação independente!

Existem três tipos principais de publicação no mercado editorial: a publicação Tradicional, a publicação Normal e a Independente. A mais barata, é a publicação Tradicional e a diferença da publicação Normal para a independente é a editora. Muitas vezes, ela abre portas para o seu livro, mas, também muitas vezes, não faz muita diferença.

Na publicação independente o autor é responsável por providenciar todas as etapas do livro: revisão, edição, diagramação, criação de capa, impressão, lançamento, divulgação e etc. Mas, mesmo assim, muitas vezes é mais simples publicar de forma independente do que ficar correndo atrás das editoras.

1. Finalizar o original

Assim como nas outras modalidades de publicação, eu recomendo fortemente que você se preocupe com a publicação quando o original estiver 100% pronto. Talvez seja até mais importante finalizar antes de começar a se preocupar com isso na publicação independente, pois pessoas ansiosas - como eu - tendem a querer correr com a escrita por pressa de ver tudo pronto.

Essa pressa, no entanto, pode te sabotar e fazer com que você publique um trabalho que poderia ser muito melhor se tivesse sido escrito com calma.
Uma boa ferramenta para ajudar a melhorar seu original é a contratação de um leitor crítico. Por que contratar ao invés de pedir para alguém que eu conheço? Porque a pessoa que você conhece pode não ser sincera com você, por medo de ferir seus sentimentos. Eu ofereço esse serviço por um preço acessível, basta entrar em contato aqui pelo próprio site.

2. Revisão profissional

Nessa modalidade não há discussão: a revisão deve ser profissional e deve ser feita por um BOM profissional.

Lembre que após essa revisão você terá o texto final do seu livro. É ele que as pessoas vão ler e avaliar.

3. Diagramação profissional

Muita gente nem sabe que isso existe. Eu mesma não sabia antes de entrar na faculdade. A diagramação existe e trabalha como o designer de interiores do livro. Ele se preocupa com a fonte que você vai usar no texto, com as eventuais imagens que ele possa ter, o estilo do sumário, etc. Ele deixa seu livro parecendo pratão de estrogonofe com batata palha: bonito, apresentável e de um jeito que todos vão querer.

3.1. Projeto Gráfico

Muitas vezes o diagramador também atua como Designer Gráfico, por isso coloquei como 3.1 e não como 4. A capa é a primeira impressão que as pessoas terão do seu livro, logo, você que com certeza quer que as pessoas gostem dele de cara, deve investir em uma boa capa. No post Todo mundo julga o livro pela capa eu explico o motivo.

4. Escolher uma gráfica (boa impressão e custo) ou publicar direto online (o KDP e o Clube dos Autores são opções)

Essa parte é uma que pode arruinar o seu livro (mesmo que você tenha feito todas as etapas anteriores corretamente). Você precisa escolher uma gráfica de boa impressão e que não seja um absurdo de cara. Mas novamente, às vezes o dinheiro que você economiza não vale a pena.

Esse ano, me preparando para a Feira do Livro de Brasília, mandei fazer 50 marca-páginas do meu livro, Perdidamente. Paguei 80 reais e eles ficaram prontos no dia seguinte. A impressão ficou um lixo. Pelo menos 20 eu não pude usar porque ficaram manchados, outros 20 pareciam ter sido cortados por uma criança de cinco anos com uma tesoura cega.

O projeto gráfico deles estava lindo, mas eles ficaram horríveis. A maioria eu não tive coragem de distribuir na feira. 80 reais pelo ralo. A outra gráfica que eu tinha como opção cobrava 95 reais e poderia ter dado muito mais certo.

Para escolher sua gráfica eu recomendo pesquisar a reputação dela na internet e com outros autores independentes. O Reclame Aqui é seu melhor amigo.

5. Fechar contrato de impressão (se optar por fazer o livro físico

Sempre tome cuidado com o contrato. Leia com atenção e cuidado com seus direitos autorais!

Existem outras opções para autores independentes, como o KDP (Kindle Direct Publishing) e o Clube dos Autores, por exemplo. Farei posts explicando melhor cada um deles em breve!

Comentários