Publicação Tradicional: Como publicar um livro sem gastar nada

A primeira coisa a saber quando se começa a procurar como publicar seu livro, é quantas e quais opções você tem. Existem três tipos de publicação no mercado: a Tradicional, que não tem custos para o autor, a Normal, que o autor paga pelo serviço da editora e custeia uma parte da publicação, e a Independente, que o autor custeia todas as etapas da publicação e distribuição.

Nesse post eu vou falar sobre o modo de publicação que é o sonho de todo aspirante a escritor: A publicação Tradicional. Sim, ela pode vir de uma proposta feita por alguém que viu seu potencial e resolveu investir em você, mas isso é ainda mais difícil que ser selecionado em um edital.

Exatamente, edital. Tipo concurso público. É nisso que eu vou focar aqui, porque a outra possibilidade depende de muita sorte.

Passo 1. Finalizar o original

Parece óbvio, mas o primeiro passo para publicar seu livro é terminar de escrever ele. Atenção aos buracos na trama, comportamento dos personagens, arcos de desenvolvimento, etc. Deixe tudo do jeito que você planejou antes de começar a procurar uma editora. Isso facilita até na hora de encontrar a editora certa para você.

Passo 2. Revisão

Para a publicação tradicional, você pode escolher uma revisão profissional ou revisar você mesmo. A pegadinha da publicação tradicional é que seu original tem que estar o mais apresentável possível. Uma editora só faz publicações tradicionais se tiver certeza que aquela peça é boa e vai vender (ninguém quer perder dinheiro, certo?), e o jeito de convencê-los disso é não dando margem para que eles percebam erros.
É, eu sei que eu disse no título que era sem gastar nada. E você não é mesmo obrigado a pagar um revisor. Você pode estudar português e revisar por conta própria, não é algo impossível, só cansativo, já que não se revisa um livro uma vez só.

Passo 3. Buscar editoras que façam publicação tradicional

Essa é provavelmente a parte mais fácil hoje em dia. É só jogar "Edital de Publicação Tradicional" no Google que aparecem algumas. Depois de encontrá-las, é só ver quais publicam seu gênero de livro.

Passo 4. Inscrever seu original nos editais de publicação tradicional

Depois de encontrar as editoras que publicam seu gênero e estar com o original pronto, é só ler as regras de envio, adaptar o original a elas (geralmente estabelecem uma fonte e tamanho para o texto) e enviar. Note que algumas editoras pedem um Book Proposal do seu livro (uma apresentação e resumo do livro) e uma breve biografia do autor.

Passo 5. Avaliar o contrato e assinar

Esse é o passo crítico. Pois nele você pode se dar muito bem ou cair em uma furada. É importante ler e reler o contrato antes de assinar, já que não existem só editoras boas por aí. Falei um pouco mais dos cuidados necessários com o contrato no post “Como evitar cair em golpes na hora depublicar seu livro?
Eu sempre vou frisar ao máximo: cuidado com o contrato que você assina! A falta de atenção pode te causar transtornos enormes (tipo perder os direitos autorais do seu livro ou não receber nada enquanto a editora lucra).

Comentários