[Resenha] A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata


Hoje trago a resenha de um filme que tem tudo a ver com o mundo literário. É original da Netflix e posso afirmar que é meu filme preferido no momento, mas eu sou suspeita nessas classificações. Para mim, qualquer filme que fale de livros entra na minha lista de preferidos. Além disso, o filme ainda reúne todas as minhas paixões: leitura, escrita e História Mundial.
A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata se passa em 1946, após o fim da Segunda Guerra Mundial, e retrata, do ponto de vista de uma escritora, as consequências da Grande Guerra na ilha de Guernsey, que foi ocupada pelo exército Alemão.
A escritora, Juliet Ashton, recebe uma carta de Dawson Adams, integrante da Sociedade Literária

e da Torta de Casca de Batata de Guernsey, durante a turnê de seu mais novo livro. Eles começam a se corresponder e Dawson relata como a Sociedade Literária se formou, e como ela se tornou um refúgio para seus integrantes durante a ocupação alemã da ilha. Juliet sente a necessidade de conhecê-los, e cancela datas de sua turnê para viajar até a ilha.
Lá, ela descobre que a Sociedade Literária é mais uma grande família que um clube do livro, e se apega aos seus integrantes. Quando pede suas permissões para escrever a história daquela sociedade, recebe uma reação inesperada e negativa, o que a deixa intrigada. Assim, ela resolve investigar e descobre que a Guerra para aquelas pessoas ainda não acabara por um motivo específico.
Determinada a ajudar, acaba passando mais e mais tempo na ilha e com os novos amigos.
Em suma, eu amei a experiência, a história, os personagens e a ambientação. Sou fã da Lily James (Juliet Ashton) e do Matthew Goode, que atua como editor e melhor amigo de Juliet. Além disso, achei a química entre Juliet e Dawson extremamente cativante e sutil.
Acredito que cativante é a palavra exata para descrever o filme. Fiquei apaixonada e recomendo que todos assistam!
E sim, o filme tem livro: já comprei o e-book no Kindle e estou louca para ler!
Nota: 5/5

Comentários